5.6.18

Missão Técnica Unipam


Oii, Púrpura(o), tudo bom?  Hoje quero compartilhar com você uma experiência incrível no qual tive a oportunidade de participar. Ontem (04 de junho, o Sebrae convidou acadêmicos e professores de instituições de ensino público e privado, empreendedores e membros do poder público ligados a educação dos municípios de Arinos, Paracatu e Unaí, para uma Missão Técnica organizada pelo Sebrae, ao Centro Universitário de Patos de Minas - Unipam, no qual fomos muito bem recebidos pelo reitor e sua equipe.



O intuito desta missão foi conhecer bem de perto o ecossistema de inovação e empreendedorismo desenvolvido pela universidade, que é reconhecida não apenas na região, mas em todo estado pelo excelente trabalho desenvolvido com os acadêmicos e sociedade. Foi possível mergulhar fundo nesta experiência, e absorver o máximo de experiência e conhecimento, para que possamos desenvolver ambientes como este aqui no noroeste de Minas. 

Team Factu - Andréa, Prof. Eloi, Prof. Lidiane, Eu, Prof. Adalberto e Luana 

Abertura do evento foi realizada pelo Reitor Prof. Me. Milton Teixeira, no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios do Unipam - oCEANo - no qual nos contou um pouco sobre sua história pessoal e também como o surgiu a aceleradora. Só posso dizer que aquele espaço é incrivelmente inspirador e motivador, estimula a coletividade e uma formação empreendedora em seus acadêmcos. 

Logo em seguida nos foi apresentado pelo Prof. Fagner o modelo pedagógico da universidade, achei fantástico quando nos disse a missão da instituição sem ao menos olhar para um papel e terminou dizendo "nossa missão não está só no discurso". O Unipam estimula em seus acadêmicos e professores um ambiente de aprendizagem significativa, colaborativa e autônoma, através de aulas teóricas e práticas, despertando o interesse dos acadêmicos pelo curso, realizando projetos interdisciplinares entre diferentes cursos, estimulando a criatividade e envolvendo a sociedade e empresários da região, deste modo, fortalecendo a Trilha de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados - TTEIA, como nos disse o Prof. Dr. Fernando Silva.

Fab Lab
Laboratório de Engenharia Química

Para fechar com chave de outro, tivemos a oportunidade de conhecer outros ambientes da universidade, tais como FabLab onde os acadêmicos podem utilizar impressoras 3D, Arduíno, fresadoras dentre outras tecnologias para elaboração de seus projetos, Laboratório de Engenharia Química onde os acadêmicos podem criar sua própria cerveja artesanal e por fim visitamos a incubadora de empresas Farol, cujo objetivo é dar sustentabilidade para os empreendedores que possuam uma ideia e querem transformá-la em um negócio. O mais legal que todos estes ambientes, estão abertos para acadêmicos de todos os cursos e também para a sociedade. 

Na hora do almoço minha Miiga e meu primo Vinícius foram me visitar

Gostaria de deixar o meu muito obrigada a Factu, Sebrae e Unipam por esta oportunidade. Agora é preciso trabalhar duro para possamos desenvolver um ambiente assim em nossa região.

Você conhece algum ecossistema de inovação e empreendedorismo? Me conte aqui nos comentários um pouco mais sobre eles? Essa interação é super importante!!

Um beijo e um queijo! Fique com Deus e até a próxima! 

3 comentários:

  1. Parabéns pelo design do site e, especialmente, pelo post sobre nossa missão para a UNIPAM... Sucesso e bênçãos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada José Job!
      O design e todo o conteúdo que é produzido aqui no Um pouco de Púrpura é feito com muito amor e carinho!

      Excluir
  2. Miiga ameeeei te ver .. que saudade estava de você <3
    E que honra aparecer aqui no seu cantinho, que esta lindo.. com conteúdos interessantíssimos. To apaixonada

    amooo você <3

    ResponderExcluir