5.4.18

La casa de papel: um paralelo com a administração


Oi Púrpuras, tudo bom? Você assistiu a primeira temporada de La Casa de Papel  e está contando as horas para o lançamento da segunda temporada!? Estou mega ansiosa para este dia, agora falta pouco, o lançamento está previsto para amanhã dia seis de abril, mas enquanto este dia não chega, resolvi compartilhar com você algumas lições que a primeira temporada da série nos deixou, realizando um paralelo entre a série e administração. Vamos lá!

Atenção! Este post pode conter algum spoiler!! 

Liderança
É fundamental sabermos que existem líderes natos, mas que a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo, exatamente como nos mostra a série, o professor veio trabalhando a liderança com o passar do tempo, e como consequência se tornou um grande líder, seu poder de persuasão é tão grande que contagiou até mesmo o público. Como todo bom líder soube como atrair a confiança de cada um, inspirando-os através do seu conhecimento e inteligência, e principalmente pelo desejo de um futuro melhor.

Obs.: Independente do lugar ou situação em que esteja, busque sempre esta rodeado de pessoas que te inspirem a ser melhor e busque ser esta pessoa na vida dos outros.

Planeje sempre!
Para que uma ideia dê certo é preciso ter um planejamento efetivo, foi possível perceber durante a história que o professor e seus companheiros estavam sempre um passo a frente, deixando a polícia frustrada a cada investida, isso só foi possível devido todo planejamento, pois o professor, além de líder é o cérebro de toda a operação, planejou cada detalhe do assalto por vários anos. 

Estratégia
Uma boa ideia não sobrevive apenas de planejamento, é preciso tirá-la do papel, trançando estratégias, vendo o que dá certo e o que precisa ser aprimorado no decorrer do caminho, percalços vão surgir, isso é comum, no entanto é preciso tirar aprendizado destas situações. O professor nos mostra isso no decorrer da série, quando algo em algum momento não sai como o planejado, ele mais que depressa traça uma nova estratégia para atingir seu objetivo. 

Falhas acontecem, no entanto devemos aprender com elas!
Se planejar não é sinônimo de sucesso absoluto, e a série nos mostra exatamente isso, mesmo com todo planejamento e treinamento, somos suscetíveis a falhas. Acredito que as falhas sejam importantes, pois aprendemos e nos reinventamos a partir delas.

Negociação e resolução de conflitos
O professor está sempre em uma situação de conflito, seja com seus liderados, com a polícia e até mesmo quando a situação sai do seu controle. Isso é comum na vida de qualquer indivíduo, os conflitos existem em todas as relações interpessoais, pois somos indivíduos com pensamentos, personalidades, culturas totalmente distintos, e isso não é ruim, nos faz crescer e evoluir como ser humano. No entanto é preciso compreender a opinião do outro, mesmo que ela seja divergente da sua, às vezes é preciso ceder, outras vezes é preciso ter pulso firme, ou seja, é preciso aprender a negociar. 

Certo e Errado
Na vida estamos sempre nos questionando sobre nossas atitudes e ações, se elas são certas ou não, assim como na vida a série a todo o momento nos faz questionar sobre o assunto. Ouvi várias pessoas questionando se seria errado está torcendo pelos bandidos e não para os mocinhos!? Distinguir um do outro nem sempre é uma tarefa fácil, é necessário ponderar que nem sempre o que é bom para mim, pode ser bom pra você e vice-versa.


Você assistiu a série? Gostou? Você tirou alguma lição de La casa de papel? Vamos conversar um pouquinho, me conte nos comentários a sua opinião!

Um beijo e um queijo! Fiquem com Deus e até a próxima! 

0 comentários:

Postar um comentário